Institucional

PALAVRA DA PRESIDENTE

Dra. Stela Maria Vitorino Sampaio

Prezados colegas,

Como membro da diretoria da ABEC/DECA desde 2006, assumi diversos cargos. Fui Secretária, Diretora de Comunicação, Diretora de Memórias e Membro do Conselho deliberativo, sempre buscando contribuir para o seu crescimento. É, portanto, com imensa alegria que assumo o cargo de presidente para o biênio 2020-2021, visando fortalecê-la ainda mais.

Até então, nunca uma mulher havia sido presidente desta sociedade. Hoje, assumo esta função com muita garra e força de vontade, somando-me a mais de 55 mulheres membros associados e dentre elas 32 com área de atuação em Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável.

Em 7 de fevereiro de 2020, realizamos, em nossa sede, a primeira reunião da atual gestão, quando fizemos o planejamento da nossa campanha, dos nossos cursos e do nosso Simpósio Internacional.

Dentre as minhas promessas de campanha, está a mudança de Estatuto, que visa criar novos sócios e aliados. As mudanças já estão sendo estudadas, atualmente, pela nossa diretoria e, logo que finalizadas, serão compartilhadas para receber a contribuição de vocês.

Outra ação que deve marcar a nossa gestão é a implementação de projetos de educação continuada e a realização de um Simpósio Internacional. Até agora, já fizemos diversos encontros em formato de Webinar, além de lives realizadas em nosso perfil do Instagram (@abecdeca), todas com profissionais renomados e para profissionais da área.

Já efetivamos também algumas mudanças importantes na comunicação e no RBM (Registro Brasileiro de Marcapasso). Em breve, todos os associados receberão, através de e-mail, uma nova forma de preenchimento do RMB, de modo fácil, com dados importantes sobre os seus pacientes, de modo que cada um possa buscar, individualmente, informações sobre os seus procedimentos.

A participação ativa da nossa diretoria nas reuniões da Associação Médica Brasileira (AMB) também é uma realidade na nossa gestão e isso colabora para a nossa luta para a incorporação de novos procedimentos na tabela desta associação.

Quanto ao agendamento da prova para área de atuação em Estimulação Cardíaca Eletrônica Implantável, estamos preparando o edital para que ela seja realizada no início de dezembro, em São Paulo, com data a ser agendada posteriormente.

Infelizmente, devido à Pandemia da Covid-19, à necessidade de distanciamento social e às muitas atividades no formato home office, sentimos algumas dificuldades para evoluirmos com outras medidas que também beneficiarão nossos sócios. Contudo, apesar deste contexto incerto, uma certeza nos guia: nada disso nos desanimará!

Trata-se de um momento novo e desafiador. Frente às dificuldades, estamos nos reinventando para seguir em meio a todas as adversidades. Nós da diretoria temos esperança de que logo mais, tudo vai se resolver e, juntos, iremos superar todos os obstáculos e conquistar mais avanços para a nossa ABEC/DECA!

Contem com a gente!

Stela Maria Vitorino Sampaio
Presidente da ABEC/DECA – (biênio 2020-2021)



CONHEÇA A PRESIDENTE

Dra. Stela Maria Vitorino Sampaio



UM POUCO SOBRE SUA

Formação e Especialização


GRADUAÇÃO EM MEDICINA 1977 – 1993

Universidade Federal do Ceará


ESPECIALIZAÇÃO – RESIDÊNCIA MÉDICA 1984 – 1986

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia


ESPECIALIZAÇÃO EM MARCAPASSO 1986 – 1988

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia


DOUTORADO EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CARDIOLOGIA 2010 – 2015

Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo



CONHEÇA MAIS

Sobre o DECA

Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV)



O Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial (DECA) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) foi fundado em 1986 por cardiologistas, cirurgiões cardíacos e outros médicos interessados no tema.

Durante esses 34 anos, o DECA mantém seus objetivos de agregar, disciplinar e capacitar os profissionais da medicina envolvidos na área de estimulação cardíaca artificial.

Atualmente, o DECA conta com mais de 700 associados em todo o Brasil, que realizam em média 50 mil implantes de marcapassos, desfibriladores e ressincronizadores cardíacos por ano, para pacientes previdenciários (SUS), particulares ou conveniados.

O DECA é a referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para implante de marcapassos, cardio-desfibriladores e ressincronizadores no Brasil.

O DECA é responsável pelo Registro Brasileiro de Marcapassos, Desfibriladores e Ressincronizadores Cardíacos (RBM), que foi o primeiro registro oficial adotado pelo Ministério da Saúde para ser preenchido pelo médico logo após o implante do marcapasso no paciente. Desde 1994, o RBM é considerado um eficiente sistema de controle de informações, que permite o cadastro e identificação do dispositivo implantado em cada paciente. Por meio do RBM, hoje é possível saber, por exemplo, o número de marcapassos implantados por região do Brasil, por hospital, além do sexo e idade dos pacientes que receberam o dispositivo, bem como o tipo de marcapasso implantado. Ele continua sendo utilizado pelo Ministério da Saúde principalmente para gerar dados necessários para o melhor aproveitamento dos recursos investidos na saúde cardíaca dos brasileiros.

Desde 1996, para profissionais médicos exercerem a profissão no implante do marcapasso, a Secretaria de Assistência à Saúde estabeleceu como requisito principal ser membro habilitado ou especialista titulado pelo DECA.


  • Missão
  • Visão
  • Valores

Zelar pela qualidade da Estimulação Cardíaca do Brasil, valorizar seu profissional, congregá-los, representá-los perante as sociedades científica, médica e civil.

Ser uma associação científica representativa dos profissionais da área da estimulação cardiaca artificial, regulamentar, normatizar e aprimorar suas atividades e promover a defesa profissional de seus associados.

  • Comprometimento
  • Integridade
  • Ética

  • Educação Continuada
  • Provas título para médicos
  • Participação em eventos e congressos

Há mais de cinco anos o DECA promove o PRONE – Programa Nacional de Ensino, levando conhecimentos sobre temas relacionados à insuficiência cardíaca e morte súbita a profissionais da área médica em cidades de norte a sul do Brasil. Mais de 10 cidades e 850 pessoas já participaram do PRONE. Informe-se sobre os locais e datas dos próximos eventos no site do DECA.

Um dos objetivos do DECA, presente em seu estatuto, é a habilitação do médico na área de marcapasso cardíaco. Assim, anualmente, o DECA realiza a prova para obtenção do título de membro habilitado ou clínico. Para saber mais informações sobre inscrições e resultados, acesse o site do DECA.

DECA procura estar sempre presente nos eventos de importância para a cardiologia brasileira e internacional, promovendo intercâmbio de informações sobre arritmia e estimulação cardíaca. Acesse o site do DECA para acompanhar a agenda de eventos e fazer sua inscrição com desconto em congressos e simpósios dos nossos parceiros: www.deca.org.br.

O DECA publica trimestralmente artigos científicos produzidos sobre o tema da estimulação cardíaca artificial. A primeira edição foi publicada em 1988 com o título de Revista Brasileira de Marcapasso e Arritmia. Em 1994, passou a se chamar REBLAMPA – Revista Brasileira e Latino-americana de Marcapasso e Arritmia, alterada em 2007 para RELAMPA – Revista Latino-Americana de Marcapasso e Arritmia. Recentemente, em 2018, passou a se chamar Jornal Brasileiro de Arritmias Cardíacas e, atualmente, visando sua internacionalização, adotou o título de Jornal de Arritmias Cardíacas. O JCA é publicado com uma frequência trimestral regular desde 1977. Acesse www.jca.org.br

As normas e portarias que tratam sobre o credenciamento de serviços e autorização de profissionais médicos para implante desses tipos de dispositivos ou próteses, seja via SUS ou convênios particulares, também foram criadas e desenvolvidas pelo DECA.

No site do DECA você encontra mais informações sobre marcapassos, desfibriladores e ressincronizadores, tira suas dúvidas, conhece histórias de médicos e pacientes que implantaram dispositivos, acompanha notícias relevantes sobre estimulação cardíaca artificial, fica por dentro de eventos da área e participa da comunidade DECA.

Seja um associado do DECA. Conheça os benefícios e saiba mais: www.deca.org.br/associados.


Se você quer ficar muito bem informado sobre as novidades da área de estimulação cardíaca artificial e também sobre as atividades e cursos oferecidos pelo DECA, cadastre-se no site e receba nossa newsletter.



    PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

    JCA Journal of cardiac arrhythmias









    Horário de Funcionamento da Sede

    Segunda à Sexta-feira das 08:00hs às 17:00hs

    Rua Afonso Celso, 1178 • CEP 04119-061
    São Paulo – SP
    marcapasso@deca.org.br


    (11) 2872.9870 | (11) 3842.1352




    Copyright by ABEC 2016. Todos os direitos reservados.



    Copyright by ABEC 2016. Todos os direitos reservados.



    PortuguêsEnglishEspañol