Dia do portador de Macapasso
Visite nossa página Facebook Visite nossa página Twitter
São José do Rio Preto - São Paulo

A Cirurgia

Como é o procedimento para colocar Marcapasso, Ressincronizador Cardíaco e Cardiodesfibrilador Implantável?

A cirurgia é considerada simples, de rotina. A duração varia entre uma e duas horas, sendo realizada com sedação e anestesia local. O paciente pode ir para casa em até 2 dias. Aplica-se anestesia local abaixo da clavícula, fazendo-se uma pequena incisão por onde se isola uma veia, onde os eletrodos são cuidadosamente introduzidos até o coração através de um sistema de raios X, pelo o qual monitora-se o posicionamento correto dos eletrodos. Depois de testar a posição e o funcionamento dos eletrodos, eles são conectados ao aparelho, que é implantado em uma pequena “bolsa” sob a pele. Para finalizar, o médico fecha o local da incisão.

O pós-operatório da cirurgia de Marcapasso.

O paciente recupera-se em pouco tempo após o procedimento de implante. A maioria dos pacientes poderá retomar as atividades diárias habituais em 30 dias. Os sintomas de tonturas e falta de ar costumam desaparecer imediatamente após a cirurgia. Pode haver ligeira dor no local do implante, mas esse desconforto em geral diminui rapidamente e em pouco tempo o paciente não sentirá mais nada.

Sobre a ABEC/DECA

A ABEC/DECA – Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) – é responsável pela área de implante de marcapassos, cardioversores desfibriladores implantáveis e ressincronizadores cardíacos no Brasil. É a referência do Ministério da Saúde para normatização sobre indicações para os dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis. As normas e portarias que tratam sobre o credenciamento de serviços e autorização de profissionais médicos para implante desses tipos de dispositivos ou próteses, via SUS, convênios e particulares também foram criadas e desenvolvidas pelo Departamento.

DECA

DECA Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial  |  ABEC Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial.

Rua Afonso Celso, n. 1178 - Cep: 04119-061 - São Paulo - SP | Telefone (11) 3045-4139

Copyright © - Todos os direitos reservado - Desenvolvimento JS Softcom